Translate

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A IBM fez o Mainframe, o Mainframe fez a IBM

Certamente o S/360 não foi o primeiro grande computador do mercado.  Existiam outros fabricantes como Burroughs,  Control Data,  General Electric, Honeywell, Remington Rand entre outros .

A própria IBM já tinha três linhas diferentes de Mainframes, a linha 7000, a linha 1400 e a linha 8000.

Cada linha dessas com arquitetura, equipe técnica, laboratórios e linha de montagem próprias,
Essa situação dificultava a competitividade da IBM no mercado que crescia rapidamente e a IBM tinha dificuldades de acelerar seu crescimento.  

Lançadas em 1960,  em 1962 a linha 7000 tinha vendido menos de duas dezenas de equipamentos, a linha 1400 era muito bem sucedida com milhares de unidades vendidas e a linha 8000 pouco sucesso obtivera até então.

As linhas não se falavam, os produtos não eram compatíveis uns com os outros, os periféricos eram específicos para cada modelo e  o Upgrade entre modelos requeria aquisição de novos periféricos.
Mudar de família requeria re-escrever a aplicação.    Problemas que os concorrentes não apresentavam, por não terem tanta variedade de modelos.      

Foi para resolver essas questões, principalmente a falta de compatibilidade entre os modelos, ganhar escala e ganhar mercado que Thomas Watson Jr decidiu lançar o projeto System/360, em 1962.  

Foi com a bandeira de garantia de compatibilidade entre periféricos e entre os aplicativos  que foi desenhado o S/360 e essa mesma bandeira foi usada como marketing no lançamento do produto.


" System/360 was the biggest, riskiest  decision I ever made, and I agonized about it for weeks, but deep down I believed there was nothing I couldn't do" .  

Foi assim que Thomas Watson Jr descreveu a sua decisão, publicada em sua autobiografia, Father, Son & Co. publicado em 1990.  

A partir dessa decisão, toda a IBM convergiu para o projeto S/360, sobre forte comando de Tomas Watson Jr que afastou os que eram contrários a ideia, e que transformou a companhia para se tornar a maior empresa de computadores do mundo e uma das empresas Top 10 em  valor de mercado por todos esses anos.

Rapidamente a IBM passou a crescer em número de funcionários, instalações e renda.
De cerca de 120.000 funcionários em 1964, a empresa passou para 269.000 em 1970.   O faturamento passou de US$3.2 B para US$7.5 B nesse período. Cinco novas fábricas foram instaladas para atender a linha de produção do S/360 e seus periféricos.

Em 1970 a engrenagem do S/360 estava funcionando a todo vapor, a IBM estava dominando o mercado de computadores, alguns concorrentes já fechavam as portas, a visão de Tomas Watson Jr se realizava.
A IBM estava definitivamente estabelecida no mercado de computadores, o que seria o seu futuro, e estava definitivamente consolidada como uma das maiores empresas de todos os tempos.

"A IBM fez o Mainframe e o Mainframe fez a IBM " - DRJAN14

Bibliografia - Father, Son & Co. , Tomas Watson Jr e Peter Petre, 1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário