Translate

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Como Explicar a Longevidade do Mainframe ?

Desde que comecei a publicar esse blog, a coisa que mais tem me perturbado o sono é explicar, para mim e para os leitores, como uma tecnologia dura tanto tempo.  Essa questão fica mais relevante hoje em dia quando notoriamente a indústria, de modo geral, produz bens de consumo descartáveis.

Ninguem tem a expectativa que um carro vá durar mais de dez anos, como era o fusca, ou que um eletrodoméstico dure mais do que cinco anos.   Em se tratando de produtos de informática, a expectativa é bem menor ainda, visto a aceleração que essa indústria vive e que rapidamente seus produtos se tornam obsoletos.

O Anúncio do IBM Mainframe - De novo , 50 Anos Depois

Todos nós, profissionais de TI, ficamos com um sabor de curiosidade e ciúmes toda vez que algum fabricante anuncia um novo modelo de alguma 'coisa'  e os apaixonados por tal tecnologia já acampam na porta das lojas esperando o momento de serem os primeiros a comprar.

Ficamos curiosos por querer saber o que leva as pessoas a tal  paixão desenfreada por algo que pouco tempo depois vai cair em desuso e novo modelo surgirá.

Ficamos enciumados por que gostaríamos de estarmos, profissionalmente, a frente de um produto que tivesse tamanha atratividade e vendesse como pãozinho quente ou como água gelada no deserto.

segunda-feira, 31 de março de 2014

O Mainframe e os 'MACS'

A indústria de TI,  de certa forma, é similar a indústria da moda, frequentemente surgem tendências para 'aquecer' o mercado.   Isso não quer dizer, de forma alguma, que essas tendências não tem razão de ser e que são apenas invenção dos fornecedores, longe disso.  Essas tendencias surgem pela evolução natural da tecnologia,  aliada a necessidade e problemas enfrentados pelo mercado.