Certamente o S/360 não foi o primeiro grande computador do mercado. Existiam outros fabricantes como Burroughs, Control Data, General Electric, Honeywell, Remington Rand entre outros .
A própria IBM já tinha três linhas diferentes de Mainframes, a linha 7000, a linha 1400 e a linha 8000.
Cada linha dessas com arquitetura, equipe técnica, laboratórios e linha de montagem próprias,
Essa situação dificultava a competitividade da IBM no mercado que crescia rapidamente e a IBM tinha dificuldades de acelerar seu crescimento.
Lançadas em 1960, em 1962 a linha 7000 tinha vendido menos de duas dezenas de equipamentos, a linha 1400 era muito bem sucedida com milhares de unidades vendidas e a linha 8000 pouco sucesso obtivera até então.
As linhas não se falavam, os produtos não eram compatíveis uns com os outros, os periféricos eram específicos para cada modelo e o Upgrade entre modelos requeria aquisição de novos periféricos.
Mudar de família requeria re-escrever a aplicação. Problemas que os concorrentes não apresentavam, por não terem tanta variedade de modelos.
Foi para resolver essas questões, principalmente a falta de compatibilidade entre os modelos, ganhar escala e ganhar mercado que Thomas Watson Jr decidiu lançar o projeto System/360, em 1962.
Foi com a bandeira de garantia de compatibilidade entre periféricos e entre os aplicativos que foi desenhado o S/360 e essa mesma bandeira foi usada como marketing no lançamento do produto.
" System/360 was the biggest, riskiest decision I ever made, and I agonized about it for weeks, but deep down I believed there was nothing I couldn't do" .
Foi assim que Thomas Watson Jr descreveu a sua decisão, publicada em sua autobiografia, Father, Son & Co. publicado em 1990.
A partir dessa decisão, toda a IBM convergiu para o projeto S/360, sobre forte comando de Tomas Watson Jr que afastou os que eram contrários a ideia, e que transformou a companhia para se tornar a maior empresa de computadores do mundo e uma das empresas Top 10 em valor de mercado por todos esses anos.
Rapidamente a IBM passou a crescer em número de funcionários, instalações e renda.
De cerca de 120.000 funcionários em 1964, a empresa passou para 269.000 em 1970. O faturamento passou de US$3.2 B para US$7.5 B nesse período. Cinco novas fábricas foram instaladas para atender a linha de produção do S/360 e seus periféricos.
Em 1970 a engrenagem do S/360 estava funcionando a todo vapor, a IBM estava dominando o mercado de computadores, alguns concorrentes já fechavam as portas, a visão de Tomas Watson Jr se realizava.
A IBM estava definitivamente estabelecida no mercado de computadores, o que seria o seu futuro, e estava definitivamente consolidada como uma das maiores empresas de todos os tempos.
"A IBM fez o Mainframe e o Mainframe fez a IBM " - DRJAN14
Bibliografia - Father, Son & Co. , Tomas Watson Jr e Peter Petre, 1990
Nenhum comentário:
Postar um comentário