Translate

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A origem do nome Mainframe

Origem do Termo Mainframe e o Porque do S/360 


Quando os computadores surgiram, na década de 40, eram equipamentos enormes, formados por várias unidades ou módulos, cada uma com uma função específica dentro da arquitetura do computador, que trabalhando em conjunto executavam os serviços que se esperava do computador.   

A principal componente desse complexo denominado computador era a unidade de processamento e lógica, também denominado Main-frame ou módulo principal , daí o nome .   


Já o termo System/360, teve esse nome por objetivar atender todas as necessidades de computação comercial que as empresas da época tinham com os sistemas até então existentes ou poderiam vir a ter no futuro.  Ou seja o mainframe S/360, foi desenhado com todas essas questões na agenda dos arquitetos, seria um sistema de computação para muitos e muitos anos, para resolver problemas que ainda não existiam. E assim foi, o S/360 preencheu todos os requisitos e o mercado comprovou isso . 

É claro que nem o mais otimista dos executivos e dos arquitetos como o próprio Fred P. Brooks comenta, não poderia imaginar que o Mainframe iria comemorar 50 anos com grande vitalidade e total relevância para os clientes, para a IBM e para a indústria de modo geral.    



Atualmente, com a miniaturização dos componentes eletrônicos e demais avanços tecnológicos, o computador é composto de apenas um módulo, conforme a figura abaixo, e continua a se chamar Mainframe. 

                                           


Independente da origem do seu nome, devido a imagem que criou na indústria, o termo Mainframe passou a ser reconhecido no mercado como sinônimo de computador confiável, robusto e seguro.
Não é raro se encontrar outros fabricantes de computadores, dos mais diversos tamanhos e propósitos, caracterizar seus produtos como Mainframe-Like . 

   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário