Todos nós, profissionais de TI, ficamos com um sabor de curiosidade e ciúmes toda vez que algum fabricante anuncia um novo modelo de alguma 'coisa' e os apaixonados por tal tecnologia já acampam na porta das lojas esperando o momento de serem os primeiros a comprar.
Ficamos curiosos por querer saber o que leva as pessoas a tal paixão desenfreada por algo que pouco tempo depois vai cair em desuso e novo modelo surgirá.
Ficamos enciumados por que gostaríamos de estarmos, profissionalmente, a frente de um produto que tivesse tamanha atratividade e vendesse como pãozinho quente ou como água gelada no deserto.
É claro que no assunto aqui tratado, dificilmente isso vai ocorrer. Não digo que seja impossível, mas certamente é muito improvável. Mas já aconteceu, diversas vezes, nos áureos tempos dos anos 60 até início dos anos 80. É verdade que as empresas não acampavam na porta da IBM para sair com o seu Mainframe na caixa e mostrar para todo mundo, mas existia uma certa fila de espera a qual as empresas tinham que se sujeitar para serem 'agraciadas com o seu objeto do desejo '.
E essa fila de espera começou já no ato do anúncio do S/360 , em 7 de Abril de 1964.
A IBM, na pessoa do próprio Thomas Watson Jr, fez o anúncio do S/360 em grande estilo, coisa de cinema, tipo entrega do 'OSCAR', no auditório de Poughkeepsie, cidade que fica a cerca de 100Km ao norte de Manhattan, onde se instalou a fábrica, até os dias de hoje e onde funciona o laboratório do z/OS.
Para esse evento, a IBM alugou trens que partiram da Estação Central de Manhattan. O Anúncio teve eventos paralelos em outras 165 cidades dos Estados Unidos e outros 14 países. Estima-se que cerca de 100.000 pessoas, entre clientes, imprensa e outros, participaram do evento.
A partir de então, a IBM começou a aceitar pedidos da nova máquina, que no dia do anuncio estava longe de estar disponível. Isso somente veio a ocorrer vários meses depois. No final dos anos 60, mais de 3000 empresas já usavam o S/360.
A venda era tão intensa, que a força de vendas da IBM tinha apenas que gerenciar a fila de espera e ter uma boa desculpa para o prazo de entrega. Prospectar vendas nem pensar, a fábrica não dava conta da demanda.
Cinquenta anos depois, a IBM fará um grande evento de comemoração de aniversário, dessa vez em Nova York, para uma platéia de cerca de 2000 pessoas, entre clientes, imprensa, executivos e estudantes universitários que formam a nova geração de profissionais de Mainframe.
Certamente a IBM aproveitará a ocasião e os ouvidos atentos dos clientes e da mídia para reforçar o seu compromisso com a plataforma e anunciar algumas novidades para o biênio 2014-2015.
Outros eventos serão realizados em vários países do mundo, cada um a sua maneira.
Se você não puder estar em Nova York no próximo dia 8/Abril, você pode ver a cerimônia via Webcast, às 14:00 H, horário de Brasilia. Eu vou ver ao vivo !!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário